O Budismo não é Contra os Desejos

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Existem muitas palavras que significam desejos em sânscrito.

Essas várias definições são traduzidas simplesmente como desejos.

O Budismo nos ensina que os desejos são as nossas fontes de sofrimento, logo vem a ideia que qualquer tipo de vontade é causa de todo a dor, quando isso não é verdade.

As traduções simplificam as palavras, as explicações, mas gerando assim o erro, pois não são todos os desejos que causam sofrimento, mas sim os que vem do egoísmo, da maldade, da ganancia, do materialismo, do ciúmes, da inveja, do ódio e etc.

Só os desejos ruins devem ser eliminados, os bons são, pois nos impulsionam para frente.

Segundo o Vedanta, uma das escolas espirituais da Índia, não é possível exterminar os desejos, mas sim é possível ganhar autoconhecimento, e assim vamos ter cada vez mais desejos elevados, do bem, que vão ajudar a nós e aos outros.

Na verdade o Budismo não é contra os desejos, mas sim busca nos transformar para termos desejos melhores, e isso acontece no autoconhecimento.

Autoconhecimento é nos aperfeiçoarmos, então é nos tornamos melhores.

Pessoas boas tem bons desejos, e é possível melhorar cada vez mais nos purificando, e consequentemente, purificando nossas vontades, que não são exterminadas, mas melhoradas.

As pessoas más, tem maus desejos, e isso é automático, porém ela pode se transformar, para isso basta se enxergar, ver as coisas do seu próprio egoísmo, os pontos chave dele, como o desejo de controlar tudo, a frieza, a falsidade e etc. 

O egoísmo está intimamente relacionado com maldade, é a sua causa na verdade.

Ser egoísta não é bom principalmente para si mesmo, e o melhor é se transformar, pois a realidade é muito melhor no altruísmo.

Então existem desejos que são bons e fazem o bem, mas também existem os maus.

Namastê

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

 

 

Você também pode se interessar por: